domingo, 23 de janeiro de 2011


Aos amigos Kekrosberg (Keke) e Lidyane (Lide)


Amigos vêm e se vão, mas saibam que os bons, ficam em nossos corações como tatuagem, marcas eternas. Um dia vamos todos nos encontrarmos (de preferência num pedal) e espero que até que isso aconteça vocês caminhem sempre do nosso lado mesmo que distante, e como diz o poeta: do lado esquerdo do peito de preferência. Nos do VidAtiva desejamos toda a felicidade e sucesso em suas novas empreitadas.
Obrigado por fazerem parte de um pedaço das nossas vidas.

Dedicatória aos amigos

"Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das
descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e
momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos
finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum
desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar
cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo....
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
"Quem são aquelas pessoas?"
Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!"
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último
adeus de um amigo.
E, entre lágrima abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida,
isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo.....
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida
passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes
tempestades....
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os
meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Autor: Fernando Pessoa

Prof, Francisco Marcondes Gonçalves

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER



 08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A mulher e a bicicleta


Estamos nos aproximando do dia 08 de março Dia Internacional da Mulher e nada melhor que homenageá-la com uma matéria voltada a mulher e a bike e ao que realmente gostamos de fazer que é pedalar . E ao mesmo tempo colocarmos como foi e continua sendo importante a presença da mulher no nosso convívio.
Seria ótimo ter mais mulheres de bicicletas nas ruas!
"Li ou ouvi comentário de alguém um outro dia que, inconscientemente, os motoristas – pelo menos os homens – tomam mais cuidado ao verem e ultrapassarem meninas pedalando porque – em princípio – elas são “mais frágeis”.
Claro que se trata de uma mentalidade totalmente machista e sem lógica. Na verdade, qualquer pessoa numa bicicleta é muito mais frágil se comparado a uma máquina ambulante de uma tonelada.
Mas vejamos pelo lado bom, cada vez que mais motoristas tomam mais cuidado quando se depararam com as meninas em bikes, melhor para todos os ciclistas, para toda a sociedade e para a cidade."


Avante no pedal, garotas!

 “E em se falando de comemoração  deixo aqui uma proposta. Por que não realizarmos neste dia 08 de março um pedal comemorativo?”


Parabéns, mulheres!



Uma mulher chamada Susan B. Antuhony afirmou, "Penso o seguinte sobre andar de bicicleta: ela fez mais pelas mulheres do que qualquer coisa neste mundo." Andando de bicicleta, observou a defensora de direitos iguais, mostra "a face da feminilidade livre e desimpedida".
Susan e suas companheiras do século XIX sofreram muitas restrições no seu tempo. Esqueça as barreiras profissionais, as mulheres daquele tempo eram prisioneiras das próprias vidraças. A luta por "o mesmo salário pelo mesmo trabalho" estava décadas distante. A causa da mulher vitoriana estava mais para "Gostaríamos de sair de casa de vez em quando... por favor.... se não for incômodo.”
As mulheres já foram consideradas frágeis demais para andar de bicicleta.
Naquela época a moda feminina expressava desamparo e fragilidade. Pense na figura da mulher vitoriana: pálida, doentia, dependente do homem para tudo, arriscando-se, às vezes, a espiar por trás de um leque. A fragilidade de uma "senhora" era tal que a impedia de estudar, trabalhar e votar; não fazer quase nada era visto como algo sensato.




Obviamente, havia a percepção de que algo dessa fragilidade toda era uma injunção social. Um cavalheiro, caminhando até o mercado, cruzaria com dezenas de trabalhadoras das classes mais baixas. E talvez até empregasse uma delas para auxiliar as compostas senhoras de sua casa, ocupadas com conversinhas, rubores e desmaios. Mas os homens não enxergavam essas mulheres como senhoras educadas. Uma dama deveria ser fraca, sem defesa e totalmente dependente dos homens.
Três quilos na roupa de baixo
É evidente que as mulheres não sofreram qualquer alteração fundamental em sua fisiologia nos últimos séculos, então como explicar a vida moderna que levam, independente e livre de desmaios?
Para começar, a dama vitoriana raramente se exercitava ou tinha qualquer atividade física, o que implica em mau condicionamento. Além disso, a moda era ser frágil.
Outro fator da fragilidade da mulher vitoriana era sua vestimenta. Tipicamente pesada, exagerava a silhueta feminina e ao mesmo tempo escondia o corpo. As curvas eram destacadas com espartilhos apertados que, junto com as longas e pesadas roupas de baixo, limitavam a capacidade das mulheres de mover e até de respirar. 




Algumas mulheres terminaram por rebelar-se e, em 1888, uma carta publicada no The Rational Dress Society - de um grupo de mulheres que lutavam por uma vestimenta mais inteligente - afirmou, "o peso máximo da roupa de baixo (sem os sapatos) aprovados pelo The Rational Dress Society, não pode exceder os três quilos".
Três quilos de roupa de baixo? Um progresso? É muito mais que qualquer top de ginástica. Obviamente as mulheres precisavam mudar de roupa de baixo. É onde entra a bicicleta.
Uniforme de entrada
No fim do século XIX, a popularidade das bicicletas explodiu. Por exemplo, em 1880, um dos primeiros grupos de ciclistas, chamado League of American Wheelmen, possuía 40 membros; em 1898 já reuniam quase 200.000. Andar de bicicleta era tão comum que em 1896, o The New York Journal of Commerce avaliou que o hábito estava custando aos cinemas, restaurantes e outros negócios mais de 100 milhões de dólares por ano. Considerando a popularidade cada vez mais intensa da bicicleta, era natural que as mulheres também a usassem.
Antes das bicicletas, o cavalo é o melhor meio de transporte. O acesso das mulheres ao cavalo, claro, era limitado. Cavalos eram perigosos e de controle difícil; e uma convenção médica sugeria que montar poderia danificar os genitais femininos. As mulheres deveriam montar de lado, com as duas pernas juntas. Nessa posição artificial, elas não conseguiam percorrer grandes distâncias, realimentando a idéia que não deveriam montar.

Montar poderia danificar os genitais femininos. As mulheres deveriam montar de lado, com as duas pernas juntas. Nessa posição artificial, elas não conseguiam percorrer grandes distâncias, realimentando a idéia que não deveriam montar.
Bicicletas, em comparação, eram de manipulação fácil. Não havia motivo porque uma mulher não pudesse subir numa bicicleta e dignamente pedalar para tão longe de casa como nunca estivera. Nenhum motivo a não ser sua pesada vestimenta e o dilema de que, se pedalasse, ou perderia a virtude ou morreria de exaustão.
Para que a mulher participasse da nova mania sem enroscar-se na corrente da bicicleta, ela precisava de saias mais curtas ou mesmo uma vestimenta bifurcada chamada "bloomers". Também seria necessário sair de casa e fazer exercícios físicos - atividades antes consideradas impróprias.

A intensidade dos protestos contra as mulheres nas bicicletas é prova de como lutaram. As valentes mulheres que usavam uma roupa mais razoável eram criticadas, não tinham acesso aos lugares públicos e ridicularizadas nos meios de comunicação. 


Ciclistas femininas geralmente eram atacadas verbal ou fisicamente enquanto rodavam. Emma Eades, uma das primeiras ciclistas de Londres, foi atingida por tijolos e pedras. Homens e mulheres, igualmente, exigiam que ela voltasse para casa de onde não deveria ter saído e se comportasse convenientemente.
Muitos temiam que a mobilidade sem precedentes proporcionada às mulheres pela bicicleta as corrompesse moralmente. Uma empresa chamada The Cyclist's Chaperon Association fornecia "senhoras de boa posição social para conduzir damas em passeios e excursões de bicicletas". Tais senhoras deveriam satisfazer critérios exigentes para se qualificarem como guardiãs da virtude. Eram senhoras casadas, viúvas, ou solteiras com mais de 30 anos. Deveriam apresentar três referências pessoais, duas de senhoras de inquestionável posição social e outra de um clérigo da igreja - tudo isso para impedir que as mulheres tivessem sua moral degradada por suas bicicletas.
Apesar de tão evidente condenação social, os grupos ciclistas continuaram e acabaram por introduzir mudanças fundamentais na sociedade. As mulheres rodaram em suas bicicletas e, para espanto geral, não desmaiaram nem cometeram atrocidades morais.
Na verdade, elas descobriram o que todos que andam de bicicleta sabem: ela proporciona boa forma, descontração e mais vivacidade. As mulheres ganharam mais independência, melhor condicionamento físico e, como brinde, liberdade daquelas roupas constritoras e representativas das cadeias sociais.
O veículo da liberdade feminina
O censo americano de 1900, publicado mais de vinte anos após a introdução da bicicleta, afirmava, "Poucos objetos utilizados pelos seres humanos originaram uma revolução tão grande nas convenções sociais como a bicicleta." Para as mulheres, isto foi especialmente verdade. 


A bicicleta continua sendo a paixão dos pensadores avançados. Mesmo hoje ela é o centro de muitos movimentos reformistas. Jacquie Phelan, por exemplo, uma feminista "mountain biker", fundou os WOMBATS ou Women's Mountain Bike and Tea Society. Eleita três vezes campeã mundial como uma das dez melhores mountain bikers de todos os tempos, Phelan luta incansavelmente pela igualdade. Advoga dois preços para bicicletas, baseada nos 59 centavos de dólar que cada mulher ganha para cada dólar ganho por um homem. 
Como a bicicleta continua auxiliando as mais variadas causas, é importante lembrar qual foi sua primeira batalha. Liberação é palavra facilmente associada à bicicleta. Pedalar numa estrada com o vento batendo no rosto é uma experiência libertária, mas para as primeiras ciclistas, um simples passeio de bicicleta foi libertário de modo muito mais profundo.
Materia: Fio de seda mental, por Christopher Connolly – tirado do Texto original publicado no site CNN.com International/living - Título original: "Mental Floss” e com algumas modificações e da Wikipédia.
Prof. Francisco Marcondes Gonçalves

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


Cuidados com a Exposição ao Sol

CuidadoscomaExposioaoSol Cuidados com a Exposição ao Sol
Cuidados com a exposição ao sol
É sabido por muitos que o sol ajuda a sintetizar a vitamina D que fortalece os ossos. Mas, o sol em excessopode ocasionar problemas como queimadura, sarda, ruga, mancha, perda da elasticidade, fotoenvelhecimento e câncer de pele.
Assim, é preciso se proteger do sol, principalmente quem tem a pele sensível.
Vale lembrar que além do filtro solar, deve-se usar roupa apropriada, óculos escuro e chapéu.
O seu corpo agradece!

Dicas para se Proteger do Sol

Dicas para se Proteger do Sol 300x200 Dicas para se Proteger do Sol
Com o verão chegando é comum que todo mundo pense como deve agir para enfim se proteger dos temidos raios solares que podem causar câncer de pele, mas calma ai! Não podemos fugir do Sol, para quem não sabe ele é quem ajuda a suprir nossas reservas de vitamina D e também auxilia na prevenção de algumas doenças, como a osteoporose. Confira a seguir as dicas para se proteger do Sol.
Você já deve ter ouvido milhares de vezes sobre o melhor horário para se tomar banho de Sol, mas vamos repetir novamente, afinal prevenção nunca é demais, se preferir no período da manhã deve ser até antes das 10h, agora se for no período da tarde, muita atenção, o melhor horário é depois das 16h. outro cuidado importante que as meninas que querem ficar com a cor do verão esquecem é que devem sempre usar filtro solar, no banho de Sol, ele pode ser com um fator mais baixo, mas não deve ser deixado de lado, pois evita o envelhecimento precoce.
Pessoas de pele muito branca devem redobrar os  cuidados com o Sol, pois é comum o aparecimento de sardas ou manchas devido ao descascamento que a pele passa depois do Sol, os bebês, crianças e idosos também devem usar sempre um filtro solar de fator alto sendo que essas pessoas têm a pele mais sensível.
Outra dica para quem quer se proteger do Sol é durante o dia, é inevitável se expor por algum tempo ao sol quando se sai a pé por exemplo, mas você pode se ter cuidados com o Sol para não sofrer as consequências. Em primeiro lugar um cuidado essencial  com o Sol é sempre usar protetor solar na pele e também o protetor labial, muita gente esquece dos lábios e acaba ficando com manchas neles.
Para quem se esquece do filtro solar nas mãos um cuidado que pode deixar a pele das mesmas super manchada, tem a opção da luvinha com protetor solar. Outra dica é sempre usar roupas leves, chapéus, óculos escuros. Os chapéus estão voltando à tona com tudo e tem uns modelos bem casuais, vale a pena conferir.

Qual Fator de Protetor Devo Usar?

protetor solar 300x184 Qual Fator de Protetor Devo Usar?

Qual Fator De Protetor Solar Devo Usar?

Antes de falar sobre qual protetor solar usar, vamos saber o que é o protetor solar e sues benefícios. Protetor solar também conhecido como filtro solar pode ser feito como: loção ou spray é um produto típico que ajuda a proteger a pele  da radiação ultravioleta do sol e que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Podemos dizer então que os melhores filtros solares são aqueles que protegem a pele tanto para queimaduras solares UVB quanto para UVA que causam efeitos danosos a pele á longo prazo. Estudos mais recentes da Universidade da Califórnia indicam que o filtro solar deve ser reaplicado na pele a cada duas horas para que possa manter seu efeito, caso contrário ele pode causar danos piores as células, pois, devido a liberação de radicais livres extras emitido por substancias químicas presentes no filtro.

Como escolher o protetor solar certo?

Tendo em vista que no Brasil 25% de casos de câncer de pele são subseqüentes tendo em vista que mais de 50% da população do país é de pele clara e que o Brasil situa-se em uma zona de alta incidência de raios ultravioleta. Sendo que a proteção deveria ser um hábito diário, mas tão grave quanto a falta de conscientização é a desinformação, pois poucas pessoas sabem exatamente como escolher e usar o protetor solar. Veja então como você deve fazer para escolher o seu protetor solar. Quatro itens devem ser avaliados depois de fazer uma leitura atenta ao rótulo:
  1. Fator de proteção
  2. Apresentação que pode ser de varias formas como: gel, spray, loção, creme ou oil free.
  3. Ação que deve ser somente contra raios UVB, UVA ou UVB e UVA
  4. E se existe na fórmula algum outro componente além do filtro químico, algum agente físico tipo bloqueador solar.

Conheça agora o indicado para seu tipo de pele.

  • Pele oleosa: usar filtros nas versões gel, oil free ou loção
  • Pele ressecada: usar filtro em creme
  • Pele normal: se adapta muito bem a emulsão ou a qualquer outro tipo de filtro.
  • Para usar nas ares extensas do corpo o mais indicado é o stpray.

Para concluir:

Agora que você já conhece um pouco sobre filtro solar e qual é o mais adequado ao seu tipo de pele já pode se proteger de maneira correta e evitar aborrecimentos futuros. Ainda a prevenção é o melhor remédio por isso previna-se.

Fonte dePesquisa: http://www.mundodastribos.com/cuidados-com-a-exposicao-ao-sol.html
Publicado por Prof. Francisco Marcondes Gonçalves