segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


Cuidados com a Exposição ao Sol

CuidadoscomaExposioaoSol Cuidados com a Exposição ao Sol
Cuidados com a exposição ao sol
É sabido por muitos que o sol ajuda a sintetizar a vitamina D que fortalece os ossos. Mas, o sol em excessopode ocasionar problemas como queimadura, sarda, ruga, mancha, perda da elasticidade, fotoenvelhecimento e câncer de pele.
Assim, é preciso se proteger do sol, principalmente quem tem a pele sensível.
Vale lembrar que além do filtro solar, deve-se usar roupa apropriada, óculos escuro e chapéu.
O seu corpo agradece!

Dicas para se Proteger do Sol

Dicas para se Proteger do Sol 300x200 Dicas para se Proteger do Sol
Com o verão chegando é comum que todo mundo pense como deve agir para enfim se proteger dos temidos raios solares que podem causar câncer de pele, mas calma ai! Não podemos fugir do Sol, para quem não sabe ele é quem ajuda a suprir nossas reservas de vitamina D e também auxilia na prevenção de algumas doenças, como a osteoporose. Confira a seguir as dicas para se proteger do Sol.
Você já deve ter ouvido milhares de vezes sobre o melhor horário para se tomar banho de Sol, mas vamos repetir novamente, afinal prevenção nunca é demais, se preferir no período da manhã deve ser até antes das 10h, agora se for no período da tarde, muita atenção, o melhor horário é depois das 16h. outro cuidado importante que as meninas que querem ficar com a cor do verão esquecem é que devem sempre usar filtro solar, no banho de Sol, ele pode ser com um fator mais baixo, mas não deve ser deixado de lado, pois evita o envelhecimento precoce.
Pessoas de pele muito branca devem redobrar os  cuidados com o Sol, pois é comum o aparecimento de sardas ou manchas devido ao descascamento que a pele passa depois do Sol, os bebês, crianças e idosos também devem usar sempre um filtro solar de fator alto sendo que essas pessoas têm a pele mais sensível.
Outra dica para quem quer se proteger do Sol é durante o dia, é inevitável se expor por algum tempo ao sol quando se sai a pé por exemplo, mas você pode se ter cuidados com o Sol para não sofrer as consequências. Em primeiro lugar um cuidado essencial  com o Sol é sempre usar protetor solar na pele e também o protetor labial, muita gente esquece dos lábios e acaba ficando com manchas neles.
Para quem se esquece do filtro solar nas mãos um cuidado que pode deixar a pele das mesmas super manchada, tem a opção da luvinha com protetor solar. Outra dica é sempre usar roupas leves, chapéus, óculos escuros. Os chapéus estão voltando à tona com tudo e tem uns modelos bem casuais, vale a pena conferir.

Qual Fator de Protetor Devo Usar?

protetor solar 300x184 Qual Fator de Protetor Devo Usar?

Qual Fator De Protetor Solar Devo Usar?

Antes de falar sobre qual protetor solar usar, vamos saber o que é o protetor solar e sues benefícios. Protetor solar também conhecido como filtro solar pode ser feito como: loção ou spray é um produto típico que ajuda a proteger a pele  da radiação ultravioleta do sol e que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Podemos dizer então que os melhores filtros solares são aqueles que protegem a pele tanto para queimaduras solares UVB quanto para UVA que causam efeitos danosos a pele á longo prazo. Estudos mais recentes da Universidade da Califórnia indicam que o filtro solar deve ser reaplicado na pele a cada duas horas para que possa manter seu efeito, caso contrário ele pode causar danos piores as células, pois, devido a liberação de radicais livres extras emitido por substancias químicas presentes no filtro.

Como escolher o protetor solar certo?

Tendo em vista que no Brasil 25% de casos de câncer de pele são subseqüentes tendo em vista que mais de 50% da população do país é de pele clara e que o Brasil situa-se em uma zona de alta incidência de raios ultravioleta. Sendo que a proteção deveria ser um hábito diário, mas tão grave quanto a falta de conscientização é a desinformação, pois poucas pessoas sabem exatamente como escolher e usar o protetor solar. Veja então como você deve fazer para escolher o seu protetor solar. Quatro itens devem ser avaliados depois de fazer uma leitura atenta ao rótulo:
  1. Fator de proteção
  2. Apresentação que pode ser de varias formas como: gel, spray, loção, creme ou oil free.
  3. Ação que deve ser somente contra raios UVB, UVA ou UVB e UVA
  4. E se existe na fórmula algum outro componente além do filtro químico, algum agente físico tipo bloqueador solar.

Conheça agora o indicado para seu tipo de pele.

  • Pele oleosa: usar filtros nas versões gel, oil free ou loção
  • Pele ressecada: usar filtro em creme
  • Pele normal: se adapta muito bem a emulsão ou a qualquer outro tipo de filtro.
  • Para usar nas ares extensas do corpo o mais indicado é o stpray.

Para concluir:

Agora que você já conhece um pouco sobre filtro solar e qual é o mais adequado ao seu tipo de pele já pode se proteger de maneira correta e evitar aborrecimentos futuros. Ainda a prevenção é o melhor remédio por isso previna-se.

Fonte dePesquisa: http://www.mundodastribos.com/cuidados-com-a-exposicao-ao-sol.html
Publicado por Prof. Francisco Marcondes Gonçalves