sexta-feira, 18 de março de 2011

CAJAZEIRAS REALIZARÁ SEU I EVENTO DE MUONTAINBIKE NO DIA 21 DE AGOSTO

CAJAZEIRAS REALIZARÁ SEU I EVENTO DE MUONTAINBIKE NO DIA 21 DE AGOSTO NA SERRA DO VITAL

PERCURSO: CAJAZEIRAS/BALNEARIO DA BARRA/SERRA DO VITAL

 E O LOCAL ESCOLHIDO PARA O EVENTO É ESTE 
UMA BELEZA, NÃO? 
VISÃO NOTURNA PREVILEGIADA PODENDO-SE OBSERVAR MAIS DE 15 CIDADES NO PERIODO DA NOITE

Não tenha pressa de ir embora.” É assim que você é recebido nas Alturas, restaurante de comida regional localizado na Serra do Vital, bem na divisa dos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas. O dono do local é o agricultor João Simão, filho de Janoca da Terra Molhada, e que já foi presidente da União Municipal das Associações Comunitárias de Cajazeiras (UMACC). Lá na Serra do Vital, ele mora com a família e toca o restaurante que é um sucesso em toda a região, ao lado da mulher, filha, sobrinhas, primos. Produz tudo no local, à exceção do peixe, que vem de Boqueirão de Piranhas, e da bebida, é claro.
No cardápio, o melhor da comida regional: galinha caipira com pirão, rubacão, macaxeira, jerimum, cuscuz, bola coberta, peixe frito ou cozido, pirão de peixe, carne de sol, carne de porco, mungunzá, fava, espetinhos de petisco... Comida farta e com preço justo.

O espaço é um convite ao prazer e ao relaxamento. À sombra de um frondoso fícus, o visitante esquece o tempo e se deleita com o melhor da culinária sertaneja. A 750 metros de altitude, contempla as belíssimas paisagens do entorno sob a sombra de cajazeiras, cajueiros e mangueiras, além de árvores nativas. Cerca de quinze cidades são avistadas, além do majestoso Açude de Boqueirão de Piranhas.
Outros atrativos já estão sendo implantados por João Simão na Serra do Vital. Vários chalés serão construídos nas cercanias, com capacidade para acomodar até 8 pessoas cada um. O primeiro já está em pleno funcionamento. Trilhas para caminhadas também fazem parte dos planos de João Simão, que quer mostrar suas colméias aos interessados, já que também é apicultor. Ele também comercializa cajus e cria gado. É o turismo rural e ecológico tornando-se realidade no Sertão de Cajazeiras. O toque de modernidade fica por conta do abastecimento com água de qualidade e da energia elétrica. Em breve o ambiente será wi-fi, com acesso de internet aos visitantes.
 Nos meses de junho a agosto, a Serra do Vital registra temperaturas mínimas de 13º C na madrugada. Durante o dia, uma brisa agradabilíssima quase deixa você esquecer que está em pleno sertão nordestino. Mas Cajazeiras bela e quente está o tempo todo à sua frente lembrando disso.
O restaurante Nas Alturas funciona aos sábados e domingos, onde tem a sua maior freqüência. O acesso dá-se pela PB-400 até a altura do Km 19, onde pega-se uma estrada de terra com trechos de calçamento nas subidas mais íngremes.

Telefones para contato: (83) 9134-5617 e 9308-0688.

Reportagem BLOG:
http://coisasdecajazeiras.blogspot.com/2010/10/nas-alturas-da-serra-do-vital.html

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dicas de Suporte para Câmara Fimadora

Dica de Suporte para Câmara/Filmadora

Para vocês que adoram registrar suas viagens com fotos e filmes. 

Reúna a turma para ver esse material é um lazer sem igual para quem aprecia novidades da gambiarra!
Como fazer um suporte para a máquina digital ou filmadora na bike. As instruções estão  recheadas com fotos ilustrando o processo.

Opção 1 - Modelo mais forte e regulável


Opção 2 - Modelo para quem se amarra numa gambiarra


É isso ai! Boas trilhas, boas fotos!!

A atividade que realmente me fascina é o ciclismo o montanbike. Embora não descartando a  minha participação em outras experiências. E foi navegando no tema que mais gosto na semana que passou  e veja a pérola que encontrei, eu disse a mim mesmo, eu quero fazer um suporte de câmara  para minha bicicleta como um destes para que eu possa filmar nossas aventuras. Tenho certeza que vai ser divertido, divertido! 

Então, decidi que irei montar uma peça desta para a minha bike e com certeza valerá até pela experiência pra mim inusitada. Sei que fazer uma montagem realmente não será tão difícil  consumirá algumas horas e até dias. E sei também que tenho outras tarefas para realizar em minha rotina diária e encontrar tempo para sentar na tentativa de realizar esta tarefa é a parte mais difícil.
Eu passei algum tempo e cheguei a conclusão que a maneira mais  lógica de executar a engenhoca e que precisa ser resistente o suficiente para suportar uma filmadora MiniDV de pequeno porte é seguir  as fotos disponibilizadas e a partir daí colocar em pratica o projeto.

As foto servirão como base para meu projeto:


Alternativa Peças

Anilhas (ver imagem abaixo) pesquisar em loja de ferragem. Acredito eu que este tipo de anilhas ou arruelas não seja tão dificil de ser encontrada e sé adaptará perfeitamente ao projeto.














Ainda terei que pesquisar as ferramentas que vou precisar. Mas acredito que precisarei de uma furadeira logo de cara.


Na montagem irei precisar de pelo menos quatro peças: um parafuso, um clipe de plástico como o acima mostrado, um guidão para montagem do experimento e borracha antiderrapante. Com uma peça como esta como base teremos que retirar o parafuso pois não vamos necessitar dele. Para não joga-lo no lixo aconselho que guarde para projetos futuros.
Pela matéria pesquisada o parafuso de tripé da câmara dependerá da câmara que você vai utilizar  odendo ser necessário ou não que você aumente o furo do parafuso.  Isso pode ser feito facilmente com uma furadeira eléctrica e, progressivamente, a partir de uma broca de perfuração adequada ao modelo de maquina que você ira usar. 

Não brinque com fogo

Na matéria pesquisada a primeira experiência apresentada foi a tentativa de remover a porca de metal do plástico para poder montar a engenhoca. Em vez de perfuração para fora, foi tentado um aquecimento a porca de metal que derreteu a borracha, ao empurrá-la (veja imagem abaixo). Não funcionou. 
 Em seguida, foi tentado de uma outra forma como mostrado na figura abaixo. Use um pouco de cola  ou solda para colar borboleta de forma permanente sobre o parafuso. Isso permitirá que você aperte o parafuso com a mão sem uma chave de fenda. Mais você ainda pode usar uma chave de fenda para apertar-lo se desejar.
Tome duas porcas de asa ou borboleta, duas arruelas uma cola que que sejam resistentes ( acredito que as peças possam serem soldadas as arruelas )para fazer o resto dos fixadores. Forre o fundo de cada lado da porca de asa com cola ou solde e coloque cada porca de asa sobre o orifício central de cada anilha (veja fotos abaixo). Um desses será utilizado para apertar o suporte para bicicleta. O outro será usado como a cabeça do tripé. As anilhas têm maior área de superfície, por isso vai ajudar com a distribuição do peso da câmera.
 
Após isto será feito a montagem (veja imagem abaixo). Se ele não passar facilmente, use uma broca para aumentar o buraco. O buraco deve ser grande o suficiente para o parafuso entrar facilmente, mas

não tão folgado que o parafuso fique jogando.
A porca borboleta e arruela pressionará o pegador ou clip para complementar como mostrado na figura abaixo. 
Veja que a porca de asa e arruela foi apertado em sentido inverso. Então vamos ao teste encaixe o parafuso no tripé de sua câmera/filmadora.

Complementando o projeto GAMBIARRA outra porca de asa e arruela servirá como base quando você acoplar rosqueando a maquina ao parafuso no termino do curso a outra porca de asa e aruela  tembém sera rosqueada até encostar na maquina/filmadora e servirá como base para sua sustentação.


Anexando à bicicleta

Para fixar o suporte para sua bicicleta, desapertar a porca de asa fixa e arruela do parafuso. Retire o parafuso do suporte. Envolva o plástico em torno da montagem guidão de sua bicicleta, ou qualquer outra seção tubular. Introduza o parafuso através do plástico monte fixando o suporte a bike firmemente com uma das porca borboleta e arruela. 
Aperte a câmera sobre o gidão com a porca borboleta e arruela em conjunto. Agora você está pronto para tirar fotos e fazer vídeos. A coisa agradável sobre esta montagem é o pequeno custo.


Dicas

É difícil tirar fotos de uma bicicleta em movimento, especialmente se você montar a câmara num local que não o guiador. Mas você pode facilitar a sua vida por meio da fiação de um disparador remoto para a câmera e coloque o controle remoto para fechar a sua mão no guiador. Veja outros artigos sobre este site para acionar controle remoto isto tornará um pouco mais fácil de gravar vídeos em sua bicicleta. Basta pressionar o botão de gravação e aproveite o passeio e deixe o gravador de câmara fazer o trabalho. Deixa pra ver a gravação quando você chegar ao seu destino. Você verá que sua viagem será mais agradável quando você não está preocupado com o que a câmera de vídeo está vendo. Além disso, você vai reduzir ainda mais suas chances de entrar em um acidente de bicicleta.
A bicicleta vibra muito. Certifique-se de apertar a montagem, tanto quanto possível para impedir o movimento de vibração.

Links Relacionados
• Bicicleta Montada Steady Cam
• Cabeça-Ball Bogen Manfrotto Micro # 482 - User Reviews Amazônia
• CatEye Chefe Bike Light HL-500II - User Reviews Amazônia
• Bike Cateye HL-EL200 Luz Cabeça - User Reviews Amazônia
• CatEye Chefe Bike Light HL-EL300 - User Reviews Amazônia
• Bike Cateye HL Light Head-MC200 - User Reviews Amazônia
• DIY: Bicicleta - Steady Cam - montagem
• DIY montagem de câmara de bicicleta bottlecap
• DIY Bottle Cap Tripod
• Como eu construí uma bicicleta Composite na minha garagem
• Como eu fiz meu quadro de carbono em casa
• Faça uma câmera guiador Monte Para menos de um dólar!
• MAKE: Blog: COMO FAZER - Construir uma câmera monte de bicicleta
• Minha Câmara Suportes para guidão de bicicleta
• Enganando o IV Bike: Montagem da Câmera
• Video How-To - Inclui fazendo a câmera para montar um capacete da bicicleta.


Veja aí outra solução muito simples, usando uma braçadeira e uma forma de corte como a abaixo de uma garrafa de plástico:

 Você só precisa agora cortar tampa de garrafa fazer dois cortes para inserir a braçadeira abaixo do topo do frasco:
 Acredito que esta outra parte de cor banco leitoso seja a tampa de uma garrafa de detergente liquido.

E agora é só ligar ao tubo. Uma boa ideia é adicionar uma arruela de plástico e algumas peças de proteção de borracha no tubo para evitar riscos e minimizar a vibração pertando bem pois a vibração pode causar problemas então use sua criatividade.



O mesmo método poderia ser usado para conectar a câmera a um capacete:

Matéria editada pelo: Prof. De Educação Física Francisco Marcondes Gonçalves
Fonte site: http://www.papatrilhas.com.br/2007/08/dica-de-suporte-para-cmerafilmadora.html