Caso você seja um entusiasta cicloturista e tenha bastante dinheiro disponível pra investir, pode aplicar na fabricante alemã Riese & Müller nesse modelo Intercontinental Extreme a bagatela de €3.879,00 aproximadamente R$ 10.000,00
Que fique bem destacado os termos que eu usei: ENTUSIASTA e BASTANTE DINHEIRO DISPONÍVEL, porque eu pessoalmente não aplicaria numa bike full suspension pra cicloturismo, mas aí é só uma opinião pessoal, se você preza muito o conforto ou sofre de dores nas costas, uma full vem bem a calhar.
Já que eu falei do Toptop do cicloturismo, vamos deixar de lado esses sonhos distantes e falar da realidade. A idéia do cicloturismo é a de viajar de modo simples e com baixo custo, então uma bicicleta em boas condições de uso é apropriada pra isso. Não precisa gastar fortunas de dinheiro. É legal se você tem como investir, colocar componentes melhores ajuda a "sentir menos" a viagem em si, mas não é tudo. Olhem o exemplo do nosso amigo japonês Nakanishi que já rodou dezenas de países com sua bicicleta. No início do trajeto ele usava uma bike bem simples, sem marcha. Aos poucos (e conforme suas bicicletas anteriores eram roubadas ou quebravam) ele foi melhorando, ainda assim a bicicleta que ele usa é simples. Pode ser uma bicicleta do tipo montain bike ou speed, depende do tipo de viagem que pretende fazer e das condições do terreno a ser percorrido. Então se vai pegar rodovia, é bacana ter uma speed, já em terrenos acidentados, uma montain bike roda bem melhor. É importante que independente do tipo de bicicleta escolhida, que ela esteja ajustada ao cicloturista. Tamanho ideal e regularem são essenciais para sua saúde.
Indispensável é ter segurança e conforto, ninguém tá aqui pra se matar pedalando e sofrendo numa estrada que parece sem fim. Não é esse o propósito, cicloturismo é algo prazeroso, em busca disso seguem alguns itens que podem ajudar muito:
- Câmara de ar: Uma coisa é fato, pneus furam! Leve consigo câmara reserva para o caso de precisar trocar ou pelo menos um kit de remendo.
- Bomba de ar: É necessário encher a câmara!!
- Capacete: Cair e bater a cabeça não é algo que ninguém quer. E se você anda de bicicleta e não caiu, tenha certeza de que seu dia chegará.
- Luvas: Em caso de queda é natural apoiarmos com as mãos, usando luvas o risco de machucar-se diminue consideravelmente.
- Óculos: Eu fiquei apaixonada quando descobri os óculos de ciclismo, daqueles que vem com três pares de lente, sendo um par escuro, pro sol mesmo, um par incolor e um alaranjado, mais usado durante a noite. Além disso impede seus olhos de irritarem-se com bichos e poeira.
- Protetor solar: Sempre!!
- Água. Tenha um suporte de caramanhola ou leve uma bolsa de hidratação.
- Ferramentas básicas como um jogo de chaves alen e espátula de pneu (se bem que dependendo do pneu, com um pouco de prática nem precisa mais da espátula).
- Faça uma revisão em sua bicicleta antes e depois da viagem: calibrar pneus, lubrificar a corrente, cubos, eixos. Verifique se está tudo em ordem antes de cair na estrada.
É só distribuir bem o peso entre os dois lados para não perder estabilidade em cima da bicicleta.
Se vai pedalar à noite, o cicloturista precisa fazer-se visível, para isso abuse de lanternas, faróis e refletores.
Um opcional é o ciclocomputador para controlar a quilometragem rodada e saber mais ou menos qual sua capacidade de pedalar num mesmo dia.
O tipo de pneu escolhido depende do trajeto a realizar. Vale lembrar que quanto mais largo o pneu maior a estabilidade, porém com maior atrito.
Pneus de cravo:
Servem para todo tipo de terreno, desde rodovia até estradas, trilhas com lama etc. São mais estáveis e você sente mais o contato com o chão.Pneus Slick:
É o tipo de pneu usado especialmente nas bicicletas modelo speed, mas que também se usa em bikes de montain bike. Seu uso é excelente em asfalto, o ganho de velocidade é maior ... o pneu desliza facilmente e o rendimento da pedalada melhora.Pneus Semi Slick:
É o meio termo entre os outros dois tipos de pneu. É muito bom se vai percorrer trechos de asfalto e também de estrada de terra. Não rende muito em situação de chuva e lama.Não existe o melhor tipo de pneu a se usar, isso vai depender do tipo de percurso escolhido. Atualmente eu ando com pneus de cravo 2.0 porque pego trechos de rodovia mas principalmente faço uso de ciclovias/ciclofaixas mal conservadas e também trilhas. Para uma viagem posterior estou analizando colocar pneus semi slick 1.5 pra ver se roda melhor, varia muito de cada um ver o que atende melhor às suas necessidades.
Não saia de casa sem um documento de identificação pessoal e cartão de convênio médico (se possuir).
Acho que é só isso mesmo, com certeza tem muito que poderia acrescentar ... há uma gama de ferramentas e acessórios opcionais. Com um pouco de conhecimento de mecânica e os cuidados essenciais seu pedal tem tudo pra ser uma prazerosa e recompensadora experiência. Bons pedais!!
Materia transcrita e do Bikelando.
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