segunda-feira, 12 de setembro de 2011





DIA 22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARRO

Trânsito: carros e mais carros, ônibus, motociclistas apressados, pedestres.
E nós, ciclistas. Como é que a gente faz?
Pedalar no trânsito parece impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas?
O que é verdade ou imaginação sobre segurança no trânsito?
Segurança no trânsito é estabelecida a partir de números, estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas com base científica, que dizem de fato o que é seguro, perigoso ou inseguro para o condutor de um veículo, pedestre ou qualquer outro que esteja participando do trânsito.
O resto é imaginação (ou ficção) popular, e esta sim, costuma ser perigosa.
Normalmente, quando acontece um acidente a história corre de boca em boca, e em pouco tempo parecerá que houve um acidente em cada esquina e a cada minuto. Há um certo prazer em contar e ouvir histórias deste tipo. Mesmo depois de muito tempo, um acidente sempre é uma conversa interessante. O que foi um tombo causado por um susto acaba se transformando num coitado sob as rodas de um ônibus. para cada milhão de decolagens, o que transforma o avião no meio de transporte mais seguro existente. Mesmo assim só se fala nos que se esborracharam. Detalhe: nestes dois raríssimos acidentes não necessariamente houve morte, nem um arranhão sequer (o avião apenas pousou de barriga).
A imensa maioria dos ciclistas pedala sem sofrer acidentes de trânsito! Mas, bom mesmo é quando há sangue na conversa. 
O fato é que as pessoas se apegam a certas verdades muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em suas vidas do que para qualquer outra coisa. "Vai que pedalar é muito mais seguro que imagino, eu vou ter que assumir que estava errado todo este tempo".
O que é novo é estranho e traz receios. Para quem pedala pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer assustadora. Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos são imaginários com a convivência, a prática.
Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível.
Todo acidente é causado por um erro, uma falha. Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente. É óbvio, parece uma afirmação besta, idiota, mas não é, muito pelo contrário. Quem compreende esta verdade, entende o que é segurança no trânsito e praticamente zero a possibilidade de um acidente. 
Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito. 

Para o ciclista em qualquer lugar:
 
1. seja educado;
2. obedeça as leis de trânsito;
3. sempre sinalize suas intenções;
4. use roupas claras ou chamativas;
5. Uso do equipamento de segurança;
6. mantenha os refletores limpos;
7. evite ruas e avenidas movimentadas;
8. mantenha-se à direita e na mão de direção;
9. não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta;
10. aprenda a ouvir o trânsito.


Se o ciclista seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai praticamente a zero. Sempre haverá possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a ocorrência de um acidente.
O importante é você entender que, enquanto pedala e conduz a bicicleta, você é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de uma maneira completamente diferente de qualquer veículo motorizado. Por causa disto a relação do ciclista com o trânsito tem suas particularidades que tem ser respeitadas.

Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas é responsabilidade do próprio ciclista. 


1. acredite no que é científico; tome cuidado com o que falam por aí;
2. mais de 50% dos acidentes são de responsabilidade do próprio ciclista;
3. 95% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos;
4. em menos de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira;
5. pedalar na contra-mão aumenta muito a possibilidade de acidente com seqüelas graves ou morte;
6. ciclista que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza suas intenções, diminui sensivelmente a possibilidade de acidente;
7. boa parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da biciclet

Se sua habilidade com a bicicleta não é boa e você tem que cruzar uma via muito perigosa ou cheia de obstáculos, cruze a pé, empurrando a bicicleta



1. nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado;
2. não pedale onde o motorista não o pode ver;
3. nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos;
4. nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus;
5. não pedale muito próximo do meio fio;
6. não fique olhando para trás o tempo todo, somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se com o que vem pela frente;
7. não use walk-man.


1. quanto espaço ele precisa para frear?  
2. para onde ele está olhando?
3. olho no olho do motorista ou pedestre;
4. se não é possível ver o olho do motorista, olhe para as rodas dianteiras do carro;
5. tente antecipar a reação do trânsito: olhe longe, pense adiantado
6. cuidado com a abertura das portas dos carros.


1. pedale de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros;
2. só olhe para trás quando for realmente necessário;
3. em descidas fortes, evite deixar a bicicleta correr demais;
4. cuidado com mudanças de piso e suas diferentes aderências;
5. tampas de bueiro em aço ou sinalização pintada no solo quando molhadas escorregam muito;
6. com chuva ou chão escorregadio diminua a velocidade;
7. com chuva a visibilidade de todos fica prejudicada;
8. esteja sempre com a marcha correta engatada. Antes de parar a bicicleta nos cruzamentos engate uma marcha que lhe permita arrancar rápido.
9. Respeite o pedestre, sempre 


1. faixas de rodagem são calculadas para a passagem de um veículo por vez;
2. a maioria dos motoristas não pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento;
3. a diferença de velocidade entre uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do motorista é baixo;
4. motoristas precisam prestar atenção em muita coisa ao mesmo tempo. A bicicleta é visualmente o menor dos veículos no trânsito, portanto o mais difícil de ser percebido;
5. motoristas de qualquer veículo grande não tem uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar distância;
6. um carro ou uma moto freiam mais rápido que uma bicicleta;
7. a bicicleta desaparece no ângulo formado pela coluna de um carro;


1. pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre. Respeite para ser respeitado;
2. um pedestre pode mudar de direção de maneira muito brusca; Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e passe guardando distância;
3. patins e skates também mudam de direção muito rápido;
4. cachorros e gatos tem reações inesperadas. Evite assustá-los;
5. próximo a árvores pode haver raízes perigosas 

Próxima materia Como pedalar melhor.

Postado Pelo Prof. Francisco Marcondes Gonçalves











segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Dicas para uma pedalada mais segura a noite:

Use roupas claras. Usar roupas escuras à noite pedalar é camuflar-se na escuridão. A ordem é ficar o mais visível possível.
A lei obriga a usar refletores na dianteira, traseira e lateral da bike. Se você é prudente, vale a pena colocar também adesivos refletivos extras em seu capacete. Em caso de queda seguida de desmaio, os refletores tornam o ciclista bem mais visível no chão.
Pedalar em grupos ainda é a melhor solução para afastar os amigos do alheio. Ladrões são caçadores, e caçadores procuram por presas fáceis. Permanecer em grupo além de mais divertido é mais seguro.
Ao pedalar em grupo, evite ocupar uma faixa inteira do trânsito, pois isso pode irritar os motoristas. Pedalar em fila e à direita é o que manda a lei.

Óculos com lentes amarelas ajudam na visão noturna e diminuem o ofuscamento.
De noite o risco de você não ser visto por um automóvel ou pedestre é grande, por isso transite em velocidade mais baixa e redobre a atenção nos cruzamentos e próximo a lugares com grande concentração de pedestres. Velocidade baixa também vai evitar que você caia em algum buraco escondido na escuridão.
Boas pedaladas.

Transcrito do Orkut Vida Ativa.

sábado, 3 de setembro de 2011


AGRADECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO I PEDAL 50K SERRA DO VITAL DE MTB


 

Realizamos com sucesso neste ultimo dia 21 de Agosto o I Pedal 50k Serra do Vital de Cajazeiras de MTB 2011. Agora é hora de começar uma nova etapa e encararmos os próximos desafios do II pedal Serra do Vital.

Nós como organizadores do I evento de MountainBike de Cajazeiras, Prof. Francisco Marcondes Gonçalves e Stênio Ferreira de Aquino, apostamos que é possível o crescimento do MTB (Muontainbike) em nossa cidade mesmo sabedores das dificuldades que venhamos a enfrentar. Um esporte que ainda precisa de muita organização e principalmente ser encarado por todos nos com mais profissionalismo. Hoje já vislumbramos a reais possibilidades de crescimento, isto configurado pelo sucesso do evento.
Aproveitamos para agradecer aos nossos patrocinadores, e participantes do Evento I Pedal 50k Serra do Vital e a todos aqueles que direita ou indiretamente contribuíram para seu sucesso, pois, sem eles nada disto seria possível. Não iremos aqui cita-los nominalmente para não corrermos o rico de pecarmos por omissão.
Temos a convicção da importância que foi realizarmos este evento, como é a nossa intenção darmos continuidade e a cada etapa iremos lançar novidades, tornando-o mais atrativo possível e quem sabe num futuro próximo competitivo.
Aconteceram tantas coisas boas, mais sabemos ainda ter muito a evoluir, tem muito chão para rodar e, quem sabe, novos tempos construídos por todos para fazermos este esporte crescer junto com nossos parceiros, é o que todos nos aspiramos.


Este ano os atletas que participaram do nosso pedal rodaram em média cinco horas em cima da bike, distribuídos em aproximadamente 53 quilômetros de percurso com dificuldades que compreendia superação, desde o nosso clíma abrasivo até as trilhas de subidas íngremes e que exigia dos nossos atletas grandes esforços físico e perseverança, isto intercalado com pausa para hidratação.
Foi oferecido aos participantes um kit com camisa do evento, garrafinha de hidratação, barras de cereal, café da manhã e dois postos de hidratação distribuídos ao longo do percurso culminando com almoço no restaurante NAS ALTURAS na Serra do Vital a 730 metros acima do nível do mar.





Para nossa alegria e satisão a cidade de Cajazeiras pela primeira vez na sua história abriu as portas para o seu 1º Evento de MTB do Alto Sertão da Paraíba. Deixemos claro que só temos a agradecer a todos e em especial a Prefeitura de Cajazeiras que recebeu com muita atenção toda a comissão organizadora. Tanto por parte do prefeito Carlos Rafael como dos seus secretários que nos apoiaram no evento inserindo dentro da grade de comemoum ração do dia da cidade. Fica aqui nossos agradecimentos e a certeza de maior envolvimento de todos para propiciar a melhoria desta modalidade e criar condições de termos num futuro próximo outro tipos de competição de MTB em nossa cidade.

A realização deste primeiro evento já foi uma conquista importante e que, sem a participação de todos, nada disso seria possível. Aproveitamos também para agradecer em especial e de coração a todos os atletas e convida-los para nosso próximo evento que se Deus assim nos permitir será no mês dsugestões e também elogios, serão muito bem vindos e tentaremos corrigir as falhas apontadas que com certeza aconteceram. No nosso Blog wwwvidativa.bogspot.com vocês irão ter acesso a esta pesquisa, paticipem! Fica aqui nosso compromisso de corrigir as posssiveis falhas do evento, pelo menos as que estiverem ao nosso alcance. Ainda temos muito a melhorar, mas isso será aos poucos. Precisamos conquistar a confiança dos nossos parceiros e mostrar que investir no esporte é um dos melhores caminhos para a formação da pessoa gerando saúde e cidadania.

Para chegarmos até aqui, recordamos automaticamente todas as dificuldades que passamos. É claro que isso é compartilhado com poucas pessoas e essas poucas pessoas foram à energia extra no momento certo. Quero agradecer com especial carinho a minha esposa Lenira que não mediu esforços para que o evento acontecesse. Queremos agradecer também a todos que, de alguma forma, pediram protecção a Deus para todos os envolvidos no I Pedal 50k Serra do Vital. Não temos dúvidas de que juntos construímos uma grande família do esporte. Conseguimos somar diferenças, encurtamos distâncias unindo atletas de varias cidades do nosso Estado, como: João Pessoa, Sumé, Santa Luzia Patos, Solânea, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. E que com certeza, estejamos juntos no próximo ano com mais desafios, mais atletas e muitas trilhas. Até 2012, se Deus quiser!


Matéria: Prof. Francisco Marcondes Gonçalves