DIA 22 DE SETEMBRO
DIA MUNDIAL SEM CARRO
Trânsito: carros e mais carros, ônibus,
motociclistas apressados, pedestres.
E nós, ciclistas. Como é que a gente faz?
Pedalar no trânsito parece impossível para muitos,
principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade,
por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas?
O que é verdade ou imaginação sobre segurança no
trânsito?
Segurança no trânsito é estabelecida a partir de
números, estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas com base
científica, que dizem de fato o que é seguro, perigoso ou inseguro para o
condutor de um veículo, pedestre ou qualquer outro que esteja participando do
trânsito.
O resto é imaginação (ou ficção) popular, e esta
sim, costuma ser perigosa.
Normalmente, quando acontece um acidente a história
corre de boca em boca, e em pouco tempo parecerá que houve um acidente em cada
esquina e a cada minuto. Há um certo prazer em contar e ouvir histórias deste
tipo. Mesmo depois de muito tempo, um acidente sempre é uma conversa
interessante. O que foi um tombo causado por um susto acaba se transformando
num coitado sob as rodas de um ônibus. para cada milhão de decolagens, o que
transforma o avião no meio de transporte mais seguro existente. Mesmo assim só
se fala nos que se esborracharam. Detalhe: nestes dois raríssimos acidentes não
necessariamente houve morte, nem um arranhão sequer (o avião apenas pousou de
barriga).
A imensa maioria dos ciclistas pedala sem sofrer
acidentes de trânsito! Mas, bom mesmo é quando há sangue na conversa.
O fato é que as pessoas se apegam a certas verdades
muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em suas vidas do que para
qualquer outra coisa. "Vai que pedalar é muito mais seguro que imagino, eu
vou ter que assumir que estava errado todo este tempo".
O que é novo é estranho e traz receios. Para quem
pedala pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer assustadora. Só
nos conscientizamos que a maioria dos perigos são imaginários com a
convivência, a prática.
Trânsito é previsível, tem lógica, responde à
física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível.
Todo acidente é causado por um erro, uma falha. Se
não houver erro ou falhas, não haverá acidente. É óbvio, parece uma afirmação
besta, idiota, mas não é, muito pelo contrário. Quem compreende esta verdade,
entende o que é segurança no trânsito e praticamente zero a possibilidade de um
acidente.
Antes de culpar o outro, descubra
qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito.
Para o ciclista em qualquer
lugar:
1. seja educado;
2. obedeça as leis de trânsito;
3. sempre sinalize suas intenções;
4. use roupas claras ou chamativas;
5. Uso do equipamento de segurança;
6. mantenha os refletores limpos;
7. evite ruas e avenidas
movimentadas;
8. mantenha-se à direita e na mão
de direção;
9. não faça zig-zag: procure
pedalar mantendo uma linha reta;
10. aprenda a ouvir o trânsito.
Se o ciclista seguir umas poucas
regras básicas o risco de acidente cai praticamente a zero. Sempre haverá
possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a
ocorrência de um acidente.
O importante é você entender que, enquanto pedala e
conduz a bicicleta, você é um ciclista, e não um motorista ou motociclista.
Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de uma maneira
completamente diferente de qualquer veículo motorizado. Por causa disto a
relação do ciclista com o trânsito tem suas particularidades que tem ser
respeitadas.
Mais da metade dos acidentes de
trânsito envolvendo ciclistas é responsabilidade do próprio ciclista.
1. acredite
no que é científico; tome cuidado com o que falam por aí;
2. mais de
50% dos acidentes são de responsabilidade do próprio ciclista;
3. 95% dos
acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos;
4. em menos
de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira;
5. pedalar
na contra-mão aumenta muito a possibilidade de acidente com seqüelas graves ou
morte;
6. ciclista
que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza suas intenções, diminui
sensivelmente a possibilidade de acidente;
7. boa
parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da biciclet
Se sua habilidade com a bicicleta não é boa e você
tem que cruzar uma via muito perigosa ou cheia de obstáculos, cruze a pé,
empurrando a bicicleta
1. nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado;
2. não
pedale onde o motorista não o pode ver;
3. nunca
entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos;
4. nunca
force uma situação contra um carro, moto ou ônibus;
5. não
pedale muito próximo do meio fio;
6. não
fique olhando para trás o tempo todo, somente o tempo necessário para perceber
o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se
com o que vem pela frente;
7. não use
walk-man.
1. quanto espaço ele precisa para
frear?
2. para onde ele está olhando?
3. olho no olho do motorista ou
pedestre;
4. se não é possível ver o olho do
motorista, olhe para as rodas dianteiras do carro;
5. tente antecipar a reação do
trânsito: olhe longe, pense adiantado
6. cuidado com a abertura das
portas dos carros.
1. pedale de forma
que seu comportamento transmita segurança aos outros;
2. só olhe para trás quando for
realmente necessário;
3. em descidas fortes, evite deixar
a bicicleta correr demais;
4. cuidado com mudanças de piso e
suas diferentes aderências;
5. tampas de bueiro em aço ou
sinalização pintada no solo quando molhadas escorregam muito;
6. com chuva ou chão escorregadio
diminua a velocidade;
7. com chuva a visibilidade de
todos fica prejudicada;
8. esteja sempre com a marcha
correta engatada. Antes de parar a bicicleta nos cruzamentos engate uma marcha
que lhe permita arrancar rápido.
9. Respeite o pedestre,
sempre
1. faixas de
rodagem são calculadas para a passagem de um veículo por vez;
2. a maioria dos motoristas não
pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento;
3. a diferença de velocidade entre
uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do motorista é baixo;
4. motoristas precisam prestar
atenção em muita coisa ao mesmo tempo. A bicicleta é visualmente o menor dos
veículos no trânsito, portanto o mais difícil de ser percebido;
5. motoristas de qualquer veículo
grande não tem uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar
distância;
6. um carro ou uma moto freiam mais
rápido que uma bicicleta;
7. a bicicleta desaparece no ângulo
formado pela coluna de um carro;
1. pedestres tem
prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre. Respeite
para ser respeitado;
2. um pedestre pode mudar de
direção de maneira muito brusca; Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e
passe guardando distância;
3. patins e skates também mudam de
direção muito rápido;
4. cachorros e gatos tem reações
inesperadas. Evite assustá-los;
5. próximo a árvores pode haver
raízes perigosas
Próxima materia Como
pedalar melhor.
Postado Pelo Prof. Francisco
Marcondes Gonçalves
boas postagem da galera. Equipe Pedal do Sol de Patos estará presente em agosto no evento. abraço a todos.
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