segunda-feira, 12 de setembro de 2011





DIA 22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARRO

Trânsito: carros e mais carros, ônibus, motociclistas apressados, pedestres.
E nós, ciclistas. Como é que a gente faz?
Pedalar no trânsito parece impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas?
O que é verdade ou imaginação sobre segurança no trânsito?
Segurança no trânsito é estabelecida a partir de números, estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas com base científica, que dizem de fato o que é seguro, perigoso ou inseguro para o condutor de um veículo, pedestre ou qualquer outro que esteja participando do trânsito.
O resto é imaginação (ou ficção) popular, e esta sim, costuma ser perigosa.
Normalmente, quando acontece um acidente a história corre de boca em boca, e em pouco tempo parecerá que houve um acidente em cada esquina e a cada minuto. Há um certo prazer em contar e ouvir histórias deste tipo. Mesmo depois de muito tempo, um acidente sempre é uma conversa interessante. O que foi um tombo causado por um susto acaba se transformando num coitado sob as rodas de um ônibus. para cada milhão de decolagens, o que transforma o avião no meio de transporte mais seguro existente. Mesmo assim só se fala nos que se esborracharam. Detalhe: nestes dois raríssimos acidentes não necessariamente houve morte, nem um arranhão sequer (o avião apenas pousou de barriga).
A imensa maioria dos ciclistas pedala sem sofrer acidentes de trânsito! Mas, bom mesmo é quando há sangue na conversa. 
O fato é que as pessoas se apegam a certas verdades muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em suas vidas do que para qualquer outra coisa. "Vai que pedalar é muito mais seguro que imagino, eu vou ter que assumir que estava errado todo este tempo".
O que é novo é estranho e traz receios. Para quem pedala pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer assustadora. Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos são imaginários com a convivência, a prática.
Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível.
Todo acidente é causado por um erro, uma falha. Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente. É óbvio, parece uma afirmação besta, idiota, mas não é, muito pelo contrário. Quem compreende esta verdade, entende o que é segurança no trânsito e praticamente zero a possibilidade de um acidente. 
Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito. 

Para o ciclista em qualquer lugar:
 
1. seja educado;
2. obedeça as leis de trânsito;
3. sempre sinalize suas intenções;
4. use roupas claras ou chamativas;
5. Uso do equipamento de segurança;
6. mantenha os refletores limpos;
7. evite ruas e avenidas movimentadas;
8. mantenha-se à direita e na mão de direção;
9. não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta;
10. aprenda a ouvir o trânsito.


Se o ciclista seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai praticamente a zero. Sempre haverá possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a ocorrência de um acidente.
O importante é você entender que, enquanto pedala e conduz a bicicleta, você é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de uma maneira completamente diferente de qualquer veículo motorizado. Por causa disto a relação do ciclista com o trânsito tem suas particularidades que tem ser respeitadas.

Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas é responsabilidade do próprio ciclista. 


1. acredite no que é científico; tome cuidado com o que falam por aí;
2. mais de 50% dos acidentes são de responsabilidade do próprio ciclista;
3. 95% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos;
4. em menos de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira;
5. pedalar na contra-mão aumenta muito a possibilidade de acidente com seqüelas graves ou morte;
6. ciclista que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza suas intenções, diminui sensivelmente a possibilidade de acidente;
7. boa parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da biciclet

Se sua habilidade com a bicicleta não é boa e você tem que cruzar uma via muito perigosa ou cheia de obstáculos, cruze a pé, empurrando a bicicleta



1. nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado;
2. não pedale onde o motorista não o pode ver;
3. nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos;
4. nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus;
5. não pedale muito próximo do meio fio;
6. não fique olhando para trás o tempo todo, somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se com o que vem pela frente;
7. não use walk-man.


1. quanto espaço ele precisa para frear?  
2. para onde ele está olhando?
3. olho no olho do motorista ou pedestre;
4. se não é possível ver o olho do motorista, olhe para as rodas dianteiras do carro;
5. tente antecipar a reação do trânsito: olhe longe, pense adiantado
6. cuidado com a abertura das portas dos carros.


1. pedale de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros;
2. só olhe para trás quando for realmente necessário;
3. em descidas fortes, evite deixar a bicicleta correr demais;
4. cuidado com mudanças de piso e suas diferentes aderências;
5. tampas de bueiro em aço ou sinalização pintada no solo quando molhadas escorregam muito;
6. com chuva ou chão escorregadio diminua a velocidade;
7. com chuva a visibilidade de todos fica prejudicada;
8. esteja sempre com a marcha correta engatada. Antes de parar a bicicleta nos cruzamentos engate uma marcha que lhe permita arrancar rápido.
9. Respeite o pedestre, sempre 


1. faixas de rodagem são calculadas para a passagem de um veículo por vez;
2. a maioria dos motoristas não pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento;
3. a diferença de velocidade entre uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do motorista é baixo;
4. motoristas precisam prestar atenção em muita coisa ao mesmo tempo. A bicicleta é visualmente o menor dos veículos no trânsito, portanto o mais difícil de ser percebido;
5. motoristas de qualquer veículo grande não tem uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar distância;
6. um carro ou uma moto freiam mais rápido que uma bicicleta;
7. a bicicleta desaparece no ângulo formado pela coluna de um carro;


1. pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre. Respeite para ser respeitado;
2. um pedestre pode mudar de direção de maneira muito brusca; Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e passe guardando distância;
3. patins e skates também mudam de direção muito rápido;
4. cachorros e gatos tem reações inesperadas. Evite assustá-los;
5. próximo a árvores pode haver raízes perigosas 

Próxima materia Como pedalar melhor.

Postado Pelo Prof. Francisco Marcondes Gonçalves











Um comentário:

  1. boas postagem da galera. Equipe Pedal do Sol de Patos estará presente em agosto no evento. abraço a todos.

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